Terça, 20 de Abril de 2021 45 991472361
Saúde Caries

Crianças costumam ter mais cáries após a Páscoa; veja como evitar problema

Como prevenir

05/04/2021 19h59
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

Chocolate, muito chocolate! A Páscoa é um feriado em que as crianças (e também nós, adultos) se esbaldam de comer doce. E, associado a uma má higiene bucal, esse consumo excessivo de doces pode aumentar o risco de aparecimento de cáries —uma das causas mais comum de dor de dente em crianças e adultos. Segundo um levantamento feita pela Sorridents, rede de clínicas odontológicas com mais de 400 unidades em todo o país, nas semanas após a Páscoa de 2018 e 2019 houve um aumento de 5% nos tratamentos de cáries infantis em comparação ao período antes do feriado —em 2020 houve queda, provavelmente por causa do isolamento devido à primeira onda da covid-19. 

Dois pontos explicam o aparecimento de mais cáries na Páscoa. O primeiro, você provavelmente sabe, é que açúcar é o principal alimento de bactérias naturalmente presentes na nossa boca, que produzem ácidos que podem dissolver o esmalte protetor dos dentes e depois causar lesão no seu tecido (as cáries). O segundo ponto é que na Páscoa algumas crianças comem chocolate o tempo todo. Isso faz com que o Ph da boca, que é neutro, nunca fique normal, favorecendo a proliferação das bactérias e mantendo constante a acidez que danifica os dentes e favorece o surgimento de cáries. "Mesmo quando é feita corretamente a higienização dos dentes, a boca ainda leva um tempo para regular seu Ph.

Para isso acontecer, o ideal é ter pausas de cerca de três horas entre uma alimentação e outra", explica Hellen Costa, dentista Sorridents. Além de não permitir que os pequenos "belisquem" o chocolate muitas vezes ao dia, é importante que as crianças sempre usem fio dental e realizem corretamente a escovação, para evitar que restos de comida fiquem entre os dentes e sirvam de alimentos para as bactérias.

"É preciso usar uma escova pequena e macia, que alcance todos os dentes. Preste muita atenção nos do fundo, que são onde as cáries costumam surgir em crianças", diz Costa. Para uma escovação eficiente a criança deve realizar em todos os dentes movimentos circulares (fazendo bolinhas), de vai e vem (trenzinho) e de vassoura (varrendo de cima para baixo nos dentes superiores e debaixo para cima nos inferiores)".

O indicado é aguardar cerca de 30 minutos após a ingestão de qualquer alimento para fazer a escovação. Esse tempo é necessário para que a saliva possa neutralizar a acidez gerada na boca pela comida. Passar a escova nos dentes quando a boca ainda está ácida pode contribuir para corroer o esmalte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Atualizado às 04h01 - Fonte: Climatempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 28°

15° Sensação
17.8 km/h Vento
69.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Quinta (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias