Sexta, 17 de Setembro de 2021 45 991472361
Cidades COVID-19

Missal: Prefeitura coloca idosos em risco ao gerar aglomeração

Com poucas doses, prefeitura distribui senhas para vacinação

25/03/2021 14h33 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
CRÉDITO DA FOTO: PORTAL MISSAL
CRÉDITO DA FOTO: PORTAL MISSAL

Uma cena estarrecedora foi vista em frente a Unidade de Saúde Central de Missal, na tarde de ontem (24).

Diferente do que a maioria do municípios tem feito, de vacinarem os idosos dentro do próprio carro, ou organizar espaços que eles possam aguardar em segurança, em Missal, uma longa fila de se formou por aqueles que esperavam a vez para retirar uma senha, em busca da vacina. 

A aglomeração começou próximo das 14h e se estendeu até depois das 16h, quando as senhas foram entregues. Segundo informações, não houve intervenção por parte da gestão municipal para que o distanciamento mínimo fosse respeitado.

Mesmo com com todo o risco enfrentado, muitos idosos acabaram voltando para casa sem conseguir ser vacinado, por conta do número insuficiente de doses da vacina.

Outro ponto questionável na estratégia de Missal, é aplicar a vacinação por um período de apenas três horas por dia, obrigando assim, que um número grande de pessoas tenha que se aglomerar em curto espaço de tempo. 

 

Outro lado

A prefeitura divulgou uma nota sobre a situação:

 A secretaria Municipal de Saúde informa que está avaliando possibilidades e alternativas mais seguras para evitar aglomerações nas próximas etapas da campanha de vacinação contra a Covid-19. Devido aos transtornos gerados no primeiro dia, com aglomerações e muitos idosos de 70 a 74 anos procurando a Unidade de Saúde Central, se fez necessário adotar algumas medidas de imediato.

Foram entregues 50 senhas para este primeiro dia e mais 30 senhas para o dia seguinte, quinta-feira, 25 de março, quando serão entregues mais senhas no dia, lembrando que a entrega das senhas será após as 16h. Neste momento, a secretaria pede a compreensão da população e muita paciência, pois, não será possível imunizar todos os idosos desta faixa etária neste momento.

Há a expectativa de uma nova remessa de doses já na próxima semana, quando será possível finalizar em 100% a imunização das pessoas de 70 a 74 anos. Algumas mudanças no formato da campanha de vacinação serão necessárias para as próximas etapas com os grupos prioritários. No entanto, o cronograma já divulgado será mantido para esta semana.

É momento de União de esforços e muita compreensão. Não esqueça, mantenha distanciamento físico, higienize as mãos e use máscara, mesmo após ser imunizado. E principalmente, ao chegar no local de vacinação, não faça aglomerações, pois, se trata de pessoas que pertencem ao grupo de risco da doença. Precisamos ser prudentes.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Missal - PR
Cascavel - PR
Atualizado às 23h01 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
7.2 km/h Vento
70.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias