A logística do Sudoeste do Paraná vai ganhar um salto em qualidade nos próximos anos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior iniciou nesta sexta-feira (13), por Pato Branco, uma extensa agenda voltada à melhoria da infraestrutura da região. Na cidade, ele assinou a ordem de serviço para dar início às obras de revitalização da PRC-280, agora na ligação até Clevelândia, e também lançou o edital para dar continuidade à construção do Contorno Noroeste de Pato Branco.
”Estamos falando de investimentos que passam de R$ 500 milhões para o Sudoeste, com obras importantes. Aqui em Pato Branco, é um aporte grande em logística, liberando recurso e licitação do Contorno Noroeste e o início das obras da PRC-280 até Clevelândia”, destacou Ratinho Junior. “O Sudoeste vem crescendo muito, ajuda muito o Paraná a também crescer, gera muito emprego, tem muita indústria vindo para cá. E nós temos que preparar a região com muitas obras para acompanhar esse crescimento”.
Com investimento de R$ 181 milhões da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, a obra entre Pato Branco e Clevelândia é a última etapa da revitalização da rodovia e abrange uma extensão de 38 quilômetros (lote 3). Também nesta sexta-feira, o governador entrega o trecho já restaurado da PRC-280, entre Clevelândia e Palmas. A primeira etapa, entre Palmas e General Carneiro , foi finalizada em março do ano passado.
A obra completa soma mais de 140 quilômetros de extensão e recebe investimentos de R$ 450 milhões. “Dos quase 20 mil quilômetros de rodovias que temos no Paraná, a PRC-280 era a que tinha as piores condições, era intransitável. Agora, com o início deste novo trecho, vamos fechar nos próximos meses um corredor logístico moderno, com rodovia de concreto whitetopping, como é feito nos Estados Unidos e na Alemanha”, disse o governador.
Ele salientou ainda que o lote 6 das concessões rodoviárias do Paraná , que vai a leilão na semana que vem na Bolsa de Valores (B3), contempla a região. Estão previstos R$ 22 bilhões em investimentos, incluindo a duplicação entre Pato Branco e Francisco Beltrão.
Para o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, os projetos de infraestrutura que estão saindo papel em Pato Branco e em todo o Sudoeste vão ajudar a transformar a região para as próximas décadas. “Estamos definindo o futuro da região com algo que nos pegava muito, que era a falta de infraestrutura. Isso nos enche de orgulho porque foi pensado e planejado, e vamos projetar o Sudoeste com essas grandes obras transformadoras”, disse.
PRC-180– A PRC-280 foi a primeira rodovia estadual a ser revitalizada com a técnica chamada whitetopping, em que uma grossa camada de concreto é aplicada sobre o pavimento já existente, o que garante maior durabilidade e demanda menos manutenções. Enquanto as estradas de asfalto têm, em média, uma vida útil de 10 anos, as rodovias de concreto têm durabilidade média de pelo menos 20 anos.
O modelo de pavimento rígido está sendo executado em 13 trechos de estradas em diversas regiões do Estado, compreendendo cerca de 340 quilômetros entre projetos concluídos, em execução ou planejados . Devido ao grande volume de tráfego de caminhões em rodovias como PRC-280, uma importante ligação entre o Sudoeste e o Sul do Estado, o pavimento em concreto se mostra a melhor solução para garantir mais segurança e conforto aos usuários.
O projeto para esta nova etapa, entre Pato Branco e Clevelândia, começou a ser elaborado em agosto pela empresa vencedora da licitação. A obra inicia em janeiro e inclui também a restauração dos acostamentos e a implantação de terceiras faixas.
Ela prevê ainda melhorias no sistema de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, nova sinalização horizontal, sinalização vertical e dispositivos de segurança viária como tachas refletivas e defensas metálicas. A previsão é que o projeto seja entregue em novembro do ano que vem.
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