O Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setu) estão com estandes na ExpoAstorga 2024, que acontece de 5 a 8 de setembro na cidade do Norte. Cerca de 200 alunos de escolas públicas participaram de atividades de educação ambiental promovidas pelo IAT no primeiro dia de feira, enquanto que pela Setu empreendedores locais expuseram seus produtos para comercialização. O público também pôde conhecer os atrativos turísticos do Paraná.
Pelo IAT, órgão ambiental vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), alunos de escolas de Astorga e região participaram de atividades lúdicas visando a educação ambiental, como a dispensação de sementes, combate aos maus-tratos a animais, diferença entre animais domésticos e silvestres, jardim sensorial para estímulo dos cinco sentidos, entrega de cartilhas educativas e brindes. A ação vai até esta sexta-feira (6).
Para a chefe do Núcleo de Educação Ambiental do IAT, Girlene Jacob, promover a educação ambiental com as crianças faz delas multiplicadoras do conhecimento. “Nosso objetivo é criar um cidadão mais consciente e responsável para termos um futuro melhor para as crianças, falando sobre desenvolvimento sustentável, além de ter um suporte, envolvendo toda a parte do meio ambiente”, afirma Girlene.
ANTT aprova os editais de concessão dos lotes 3 e 6 das rodovias paranaenses
TV Paraná Turismo transmite ao vivo desfile de 7 de Setembro neste sábado
“Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo em vários eventos e agora aqui em Astorga. Falamos de animais silvestres, o cuidado com os pets, a questão de maus-tratos e também temos um jardim sensorial, trabalhando os cinco sentidos das crianças, pensado principalmente para aquelas com transtorno do espectro autista”, complementa.
A aluna Vitória da Silva, de 10 anos, da Escola Municipal Alfredo Sofientini, de Astorga, gostou da experiência fora de sala de aula. “A gente aprendeu sobre animais silvestres, onde os animais vivem e como as plantas crescem. Eu gostei muito da brincadeira, em que aprendi que os animais, quando vão na floresta se alimentar, ajudam no desenvolvimento das plantas”, destaca.
Quem também vai replicar o que aprendeu no estande do IAT é Enzo Gabriel dos Santos, de 11 anos, que conta orgulhoso o que descobriu na atividade. “Aprendi sobre animais silvestres e domésticos, a importância da floresta”, lembra. “Os animais comem as plantas e deixam a semente no ambiente. O sol e a chuva fazem com que elas cresçam mais rápido”, explica.
TURISMO– O estande da Setu é voltado à promoção do turismo local e regional, apresentando as belezas de todas as partes do Paraná. O espaço também conta com produtos locais, como os artesanatos da Associação de Artesãos de Astorga e Região, gerando renda e incentivando o fortalecimento do turismo a partir do comércio. Durante todos os dias de feira, empresários de pequenos negócios mostrarão seus produtos e serviços de turismo. O objetivo é destacar a gastronomia, a hotelaria e os atrativos que o Estado possui para recepcionar os turistas.
Podcast Notícia Boa traz jovem que ficou milionário com o programa Nota Paraná
Com recordes, Paraná lidera aumento na produção de frangos e suínos em 2024
EVENTO– A ExpoAstorga é promovida pela Sociedade Rural de Astorga (SRA) e é um dos principais eventos da região Norte. A expectativa é de um público superior a 80 mil pessoas em quatro dias de evento, movimentando o turismo de toda a região. É mais de três vezes a população da cidade que, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem pouco mais de 25 mil habitantes.
Além do estande com órgãos do Governo do Estado, a feira reúne grandes nomes da música nacional, Murilo Huff, Fernando & Sorocaba e Léo & Raphael, além de rodeios. A dupla sertaneja Jorge & Mateus abriu os shows nesta quinta-feira.
O diretor-presidente da SRA, Antônio Augusto da Costa, ressalta que a ExpoAstorga reúne turismo, lazer e negócios. “É uma feira agropecuária em que congregamos todas as cidades do entorno. É o maior evento realizado na região de Astorga, com rodeio em touro, cutiano, provas-equestres, cavalaria, além da presença de expositores, maquinários agrícolas, prestadores de serviço e fornecedores de diversos tipos de ramos”, salienta.
“Estamos muito agradecidos pela parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Instituto Água e Terra. A gente faz essa grande experiência para o público, com shows artísticos de elevado nível nacional, para trazer toda a região para esse evento turístico”, finaliza.
O evento conta com lançamentos da indústria automotiva, máquinas e implementos agrícolas, estandes de empresas de energia renovável, entre outras. Tem apoio da Setu, do IAT, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Copel, da Celepar e da Sanepar, entre outros.
Mín. 18° Máx. 25°