Terça, 20 de Abril de 2021 45 991472361
Cidades COLAPSO

Com dificuldade em conseguir oxigênio Palotina alerta que a falta de consciência está custando vidas

Pessoas com pulseira têm transitado pela cidade

03/03/2021 17h03 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Redação a partir de entrevista dada a Folha de Palotina
Divulgação
Divulgação

A coordenadora de Saúde de Palotina, Nissandra Karsten, revelou em entrevista publicada no Youtube da Folha de Palotina, junto ao prefeito, médico Luiz Ernesto de Giacometti e o secretário municipal de Saúde, Silvio Luiz de Souza, toda a indignação dos profissionais de saúde em relação ao descaso de parte da população com as regras de distanciamento e principalmente, para aqueles que estão usando a pulseira. “Qual é a parte que as pessoas não tomaram consciência. Quem está em isolamento é reclusão total”, comentou a coordenadora.

Os profissionais da saúde de todo o Brasil têm tentado convencer a população, quase que em tom de desespero, que não da mais para as pessoas fingirem que o Covid-19 não existe. “Todos os dias nos deparamos com pessoas que não seguem as orientações. Temos pacientes com pulseira indo no mercado, indo a banco, indo no posto de saúde querendo embarcar no ônibus que vai à Toledo. Essa falta de consciência está custando vidas”, explicou.

NÃO ADIANTA TER DINHEIRO

O prefeito, médico Luiz Ernesto de Giacometti, ressaltou que a crise de saúde é tão grande que os hospitais particulares estão sem vagas e com a mesma dificuldade das prefeituras em repor insumos e pessoal. “Estamos pedindo a colaboração e a consciência de todos. Ou você colabora ou vai ver alguém da sua família com a doença. Sentimos o fechamento do comércio, mas se o comércio esta fechado é pra ficar em casa. Mas, estão fazendo festas, fazendo churrasco, indo visitar os vizinhos, visitar a família em outras cidades”, enfatizou o prefeito.

FALTA OXIGÊNIO

O alerta preocupante foi dado também durante a entrevista. “Esta faltando oxigênio, estamos recolhendo torpedos das residências, das unidades básicas, pois temos dificuldade em recarga”, contou Karsten.

Mas a situação ainda é mais grave, a estrutura de saúde de Palotina sempre foi utilizada como suporte até que o paciente possa ser transferido para centros maiores. Porém, a alta demanda gerada pelo Covid-19 em todas as regiões gerou um colapso na cidade. “Nunca na história de Palotina vimos essa situação”, lamentou a coordenadora.

Palotina está vivendo uma crise com a reposição dos insumos para tratamento da Covid-19, que não é exclusividade do Município. Com a alta procura os valores dos insumos triplicaram em alguns casos, e mesmo assim, muitas vezes as prefeituras não conseguem comprar, pois não há fornecedor que entregue. “O material que a gente usava em um ano, estamos usando em uma semana”, revelou Nissandra.

VACINA NÃO TEM ADESÃO

Na entrevista também a administração pública manifestou a preocupação com a baixa adesão do palotinense a vacina. “Tínhamos uma estimativa de 250 idosos na primeira fase da campanha, mas isso não aconteceu”, lamentou Nissandra, que afirmou ainda que apenas cerca de 50% do público esperando compareceu. “Por isso antecipamos para idosos com 83 completos acima”, explicou.

 

Abaixo você pode assistir a entrevista publicada no youtube da Folha de Palotina

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Cascavel - PR
Atualizado às 04h01 - Fonte: Climatempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 28°

15° Sensação
17.8 km/h Vento
69.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Quinta (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias